segunda-feira, 16 de maio de 2011

QUAL A MOTIVAÇÃO DA SUA ALEGRIA ?



TEXTO  BIBLICO   :  Hc.3.17-19
17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. ( Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda ).

INTRODUÇÃO :
Quero  iniciar  este  sermão  fazendo –o  lhe pelo  menos três  perguntas ,  as  quais  julgo serem  importantíssimas  :   Qual é  a  motivação  da  sua  alegria  ?       Em que  se  fundamenta  a  sua  alegria  ?        seria  a alegria  que  sente  a  verdadeira   ?
Sim ,  estas  perguntas  que  faço  , tem  como  objetivo  levar-nos  a  reflexão  ,  pois , há  pessoas  que para  adquirirem  alegria  buscam em  bebidas  ,  a  Bíblia  nos  relata  que  o  vinho  alegra o  coração ,  porém  ,  seria  esta  a  alegria  verdadeira  ?  existem  pessoas  que  para  ficarem  alegres  procuram  ouvir  músicas  ,  outros ,  só  se  alegram  quando  adquirem  algo  como  :  carros ,  empregos  etc. .
Ainda  existem pessoas  que  só  se  alegram  com a  injustiça ou  derrota  dos  outros .
Infelizmente  ,  dentro  dos  templos  evangélicos  existem  muitos  que  só  estão  felizes  quando  as  coisas  vão  bem ,  só  são  alegres  ao  desfrutar  das  bênçãos  recebidas  da  parte de  Deus .  QUAL  TEM  SIDO  A  MOTIVAÇÃO  DA  NOSSA  ALEGRIA   ?  TEMOS  NOS  ALEGRADO  EM  QUE  E  EM  QUEM  ?

ELUCIDAÇÃO  TEXTUAL  :
O texto  onde lemos  também  nos  fala  da  alegria  ,   a  alegria de  Habacuque  ,  seu  nome  significa  :  ABRAÇO   ,  talvez  tivesse  sido  um levita ,  devido  a  indução  do  verso 19  do  capitulo  3 .
O livro  de  Habacuque  tem apenas  3  capítulos  e  56  versículos  ,  foi  escrito  por  volta  do  ano  607  a.C  e , mas  nos  ensinam  lições  preciosas .

Cap. 1  >  o  profeta  relata  a  situação  do  povo  diante  de  Deus  , estavam  afastados  do  Senhor , o  que  predominava  era  a  violência  ,  a  opressão , a contenda , a  injustiça  social  >  o  ímpio cercava o  justo .
O  profeta  faz  algumas  perguntas  a  Deus :  até  quando  ó  Senhor  clamarei eu  e  não  responderás  ?    gritarei  :  violência  !   e  não me  salvarás  ? 
Deus então responde  a  Habacuque que levantaria  os  Caldeus para  por  meio deles  corrigir  a  Israel  ,  os  caldeus era  uma  nação  poderosa  ,  seus  cavalos são  mais  ligeiros   que  os  leopardos ,  mais  ferozes  os  lobos  , e ,  seus  cavalheiros  espalham - se por  toda  parte ,  voam  como águia  violentos  para  sua presa .
Habacuque faz  então a  segunda pergunta : por  que  Deus  permitiria  que uma  nação   ímpia , que  não teme  a  Deus  oprimisse  o  justo ?

Cap. 2  > O profeta estava  na  torre de vigília ,  então ,   mais  uma  vez  Deus  responde  ao profeta  ,  e ,  diz  que  os  caldeus  também  seria punidos ,  e  o profeta deveria  escrever  a  visão  numa tábua  ,  de  maneira que ,  passando  alguém  ,  ao  ler  corresse de  assombro .

Cap.  3  >  compreendendo  a visão  ,  e  vendo  a  frieza   espiritual  do  seu povo , Habacuque  faz  uma  oração  a  Deus :  2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Mesmo  passando por  adversidades  como  :  falta  de  mantimento ,  privações etc.  Habacuque  declara  :  17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.
Ao  estudarmos  este  livro  entendemos   que  Habacuque  tinha  como  única  motivação  de  alegria  ,  o  Senhor  Deus  .

O.I  >  Por que  o  profeta  tinha  prazer  em  alegra – se  na pessoa do seu  Deus , mesmo  estando  em  adversidade  pessoal  ,  familia  e  nacional  ?



Por  entender  que  o  seu  Deus  é  um  ser  glorioso  (  3.3 – 12  )

3 Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo ( Selá ). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.
4 E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força.
5 Adiante dele ia a peste, e brasas ardentes saíam dos seus passos.
6 Parou, e mediu a terra; olhou, e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados; ou outeiros eternos se abateram, porque os caminhos eternos lhe pertencem.
7 Vi as tendas de Cusã em aflição; tremiam as cortinas da terra de Midiã.
8 Acaso é contra os rios, SENHOR, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado sobre os teus cavalos, e nos teus carros de salvação?
9 Descoberto se movimentou o teu arco; os juramentos feitos às tribos foram uma palavra segura. ( Selá. ) Tu fendeste a terra com rios.
10 Os montes te viram, e tremeram; a inundação das águas passou; o abismo deu a sua voz, levantou ao alto as suas mãos.
11 O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.
12 Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste os gentios.

Is. 6.1-3
1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

Salmos 96
1 CANTAI ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
3 Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.
4 Porque grande é o SENHOR, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.
5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus.
6 Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário.
7 Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força.
8 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
10 Dizei entre os gentios que o SENHOR reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.
11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
12 Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque,
13 Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com  equidade .
ILUSTRAÇÃO  :    ESTEVÃO  NA  HORA  DA  SUA  MORTE .

O.T  >  Habacuque  se  alegrava  em  Deus ,  não  apenas  por  entender  que  ele  era  glorioso  ,  mas  também .

Por entender  que  o  seu  Deus é  um ser  Santo  (  1.13 )   DEUS  ESTÁ  SEPARADO  >  DO MUNDO  E  DO  PECADO !
12 Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.
13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?

1. Pe.1.13 – 16
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;


14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Isaías   6. 1 – 6 
1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4 E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
9 Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

O.T >  Habacuque  se  alegrava  em  Deus por :  ser  glorioso ,  santo  e   também  :

Por entender  que  o  seu  Deus  é  um  ser  que  livra  (   salva  )  >  3. 18,19
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.
044-I Samuel 19.5
5 Porque expôs a sua vida, e feriu aos filisteus, e fez o SENHOR um grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste, e te alegraste; porque, pois, pecarias contra o sangue inocente, matando a Davi, sem causa?

Ilustrações  : 
 V.T   >   DANIEL E  SEUS  AMIGOS  NA  FORNALHA  (  Dn. 3  )  -  EZEQUIAS  DOS ASSIRIOS   -    P0VO  DE   ISRAEL  DE  FARAÓ E  SEUS  CABVALHEIROS  .
  N.T   >   PEDRO DA PRISÃO  E  MORTE  -  PAULO DA PRISÃO    -  ZAQUEL  DA  MRTE  ETERNA 

CONCLUSÃO

E  nós  qual tem  sido  a  nossa  motivação de alegria  ? em  que  e  em  quem  está  firmada  a nossa  alegria  ? 
No  material   ?   no  que  temos  ?   no  que  recebemos  de  DEUS  ? 
Deus  deve  ser  a  nossa única  motivação  de  estarmos  alegres  !
Temos  percebido  a  sua  glória  !  sua  santidade  ?  sua  salvação  ?
Amados ,   que  cada  um  de  nós  possamos  entender  estas  verdades  que  hoje  aprendemos  !
Deus  é  o  SENHOR   de  nossas  vidas  , nós  somos  seus  servos .

Fl. 4.4  Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.


VOCÊ  PODE  DIZER  COMIGO  OS  VERSOS  DE  HABACUQUE  3 . 17 – 19  ?
17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

Pastor Francisco Mandú Maritimo



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SEGUIDORES

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More