TEXTO BIBLICO : Hc.3.17-19
17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. ( Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda ).
INTRODUÇÃO :
Quero iniciar este sermão fazendo –o lhe pelo menos três perguntas , as quais julgo serem importantíssimas : Qual é a motivação da sua alegria ? Em que se fundamenta a sua alegria ? seria a alegria que sente a verdadeira ?
Sim , estas perguntas que faço , tem como objetivo levar-nos a reflexão , pois , há pessoas que para adquirirem alegria buscam em bebidas , a Bíblia nos relata que o vinho alegra o coração , porém , seria esta a alegria verdadeira ? existem pessoas que para ficarem alegres procuram ouvir músicas , outros , só se alegram quando adquirem algo como : carros , empregos etc. .
Ainda existem pessoas que só se alegram com a injustiça ou derrota dos outros .
Infelizmente , dentro dos templos evangélicos existem muitos que só estão felizes quando as coisas vão bem , só são alegres ao desfrutar das bênçãos recebidas da parte de Deus . QUAL TEM SIDO A MOTIVAÇÃO DA NOSSA ALEGRIA ? TEMOS NOS ALEGRADO EM QUE E EM QUEM ?
ELUCIDAÇÃO TEXTUAL :
O texto onde lemos também nos fala da alegria , a alegria de Habacuque , seu nome significa : ABRAÇO , talvez tivesse sido um levita , devido a indução do verso 19 do capitulo 3 .
O livro de Habacuque tem apenas 3 capítulos e 56 versículos , foi escrito por volta do ano 607 a.C e , mas nos ensinam lições preciosas .
Cap. 1 > o profeta relata a situação do povo diante de Deus , estavam afastados do Senhor , o que predominava era a violência , a opressão , a contenda , a injustiça social > o ímpio cercava o justo .
O profeta faz algumas perguntas a Deus : até quando ó Senhor clamarei eu e não responderás ? gritarei : violência ! e não me salvarás ?
Deus então responde a Habacuque que levantaria os Caldeus para por meio deles corrigir a Israel , os caldeus era uma nação poderosa , seus cavalos são mais ligeiros que os leopardos , mais ferozes os lobos , e , seus cavalheiros espalham - se por toda parte , voam como águia violentos para sua presa .
Habacuque faz então a segunda pergunta : por que Deus permitiria que uma nação ímpia , que não teme a Deus oprimisse o justo ?
Cap. 2 > O profeta estava na torre de vigília , então , mais uma vez Deus responde ao profeta , e , diz que os caldeus também seria punidos , e o profeta deveria escrever a visão numa tábua , de maneira que , passando alguém , ao ler corresse de assombro .
Cap. 3 > compreendendo a visão , e vendo a frieza espiritual do seu povo , Habacuque faz uma oração a Deus : 2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Mesmo passando por adversidades como : falta de mantimento , privações etc. Habacuque declara : 17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.
Ao estudarmos este livro entendemos que Habacuque tinha como única motivação de alegria , o Senhor Deus .
O.I > Por que o profeta tinha prazer em alegra – se na pessoa do seu Deus , mesmo estando em adversidade pessoal , familia e nacional ?
Por entender que o seu Deus é um ser glorioso ( 3.3 – 12 )
3 Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo ( Selá ). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.
4 E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força.
5 Adiante dele ia a peste, e brasas ardentes saíam dos seus passos.
6 Parou, e mediu a terra; olhou, e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados; ou outeiros eternos se abateram, porque os caminhos eternos lhe pertencem.
7 Vi as tendas de Cusã em aflição; tremiam as cortinas da terra de Midiã.
8 Acaso é contra os rios, SENHOR, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado sobre os teus cavalos, e nos teus carros de salvação?
9 Descoberto se movimentou o teu arco; os juramentos feitos às tribos foram uma palavra segura. ( Selá. ) Tu fendeste a terra com rios.
10 Os montes te viram, e tremeram; a inundação das águas passou; o abismo deu a sua voz, levantou ao alto as suas mãos.
11 O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.
12 Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste os gentios.
Is. 6.1-3
1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Salmos 96
1 CANTAI ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
3 Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.
4 Porque grande é o SENHOR, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.
5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus.
6 Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário.
7 Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força.
8 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
10 Dizei entre os gentios que o SENHOR reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.
11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
12 Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque,
13 Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com equidade .
ILUSTRAÇÃO : ESTEVÃO NA HORA DA SUA MORTE .
O.T > Habacuque se alegrava em Deus , não apenas por entender que ele era glorioso , mas também .
Por entender que o seu Deus é um ser Santo ( 1.13 ) DEUS ESTÁ SEPARADO > DO MUNDO E DO PECADO !
12 Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.
13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?
1. Pe.1.13 – 16
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Isaías 6. 1 – 6
1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4 E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
9 Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
O.T > Habacuque se alegrava em Deus por : ser glorioso , santo e também :
Por entender que o seu Deus é um ser que livra ( salva ) > 3. 18,19
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.
37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.
044-I Samuel 19.5
5 Porque expôs a sua vida, e feriu aos filisteus, e fez o SENHOR um grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste, e te alegraste; porque, pois, pecarias contra o sangue inocente, matando a Davi, sem causa?
Ilustrações :
V.T > DANIEL E SEUS AMIGOS NA FORNALHA ( Dn. 3 ) - EZEQUIAS DOS ASSIRIOS - P0VO DE ISRAEL DE FARAÓ E SEUS CABVALHEIROS .
N.T > PEDRO DA PRISÃO E MORTE - PAULO DA PRISÃO - ZAQUEL DA MRTE ETERNA
CONCLUSÃO
E nós qual tem sido a nossa motivação de alegria ? em que e em quem está firmada a nossa alegria ?
No material ? no que temos ? no que recebemos de DEUS ?
Deus deve ser a nossa única motivação de estarmos alegres !
Temos percebido a sua glória ! sua santidade ? sua salvação ?
Amados , que cada um de nós possamos entender estas verdades que hoje aprendemos !
Deus é o SENHOR de nossas vidas , nós somos seus servos .
Fl. 4.4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
VOCÊ PODE DIZER COMIGO OS VERSOS DE HABACUQUE 3 . 17 – 19 ?
17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.
Pastor Francisco Mandú Maritimo
0 comentários:
Postar um comentário